No dia de hoje (10/05), o Estado dos Territórios Lateranos ratificou, através do Decreto 06/2020, a Convenção de Mauritsstad, que trata das micronações virtualistas e suas relações com as derivatistas, permitindo assim um diálogo sustentável entre as mesmas. A Convenção, que contou com um trabalho árduo e contínuo por parte da Conferência de Santiago, é um marco no micronacionalismo, buscando sua melhor integração e união.
Outra ação do Governo Laterano foi a assinatura de uma Concordata com a Igreja Católica no Micronacionalismo, na qual a ICM fica reconhecida pelo Estado Laterano como a única e verdadeira representação do catolicismo micronacional em solo laterano, com o Príncipe-Protetor passando a reconhecer a personalidade jurídica internacional da Igreja Católica no Micronacionalismo e tendo confirmado pela Igreja o seu título de Príncipe-Assistente do Trono Papal.
O Príncipe-Protetor aprovou ainda a Lei 03/2020, que concede autonomia ilimitada à ICM em assuntos eclesiásticos em solo laterano. A aproximação com uma das instituições mais antigas e prestigiadas do micronacionalismo reflete o progresso laterano!